terça-feira, 18 de março de 2008

Breakfast on the Morning Tram Stacey Kent

Breakfast on the Morning Tram é o último trabalho de uma das cantoras mais promissoras no meio do Jazz da actualidade.

Stacey Kent nasceu no Estados Unidos da América em 1968 e o início da sua carreira musical aconteceu por acaso quando conheceu Jim Tomlinson (actualmente seu marido) na Inglaterra a propósito de um trabalho de mestrado que estava a realizar na área da humanidades (francês, italiano e alemão).

O interesse que ambos partilham pela música, nomeadamente pelo jazz, revelou-se particularmente importante para Stacey e impulsionou o início da sua carreira como cantora.

Em 1997 é lançado o seu primeiro álbum, Close Your Eyes, que recebe óptimas críticas e desperta imediatamente o interesse do público.

Seguem-se vários trabalhos considerados como referência e aos quais é reconhecido o mérito nomeadamente com a atribuição de vários prémios do meio musical. Álbuns como The Boy Next Door, The Lyric e Brasilian Sketches são um exemplo.

O álbum Breakfast on the Morning Tram foi lançado no final de 2007 pela editora discográfica Blue Note, com que a cantora assinou contrato em 2006.

Fazem parte do álbum os seguintes temas:

The Ice Hotel - Jim Tomlinson, Kazuo Ishiguro
Landslide - Stevie Nicks
Ces Petits Riens - Serge Gainsbourg
I Wish I Could Go Travelling Again - Jim Tomlinson, Kazuo Ishiguro
So Many Stars - Sergio Mendes, M & A Bergman
Samba Saravah - Baden Poewell, P. Barouh, Vinícius de Moraes
Breakfast on the Morning Tram - Jim Tomlinson, Kazuo Ishiguro
Never Let Me Go - Jay Livingston, Ray Evans
So Romantic - Jim Tomlinson, Kazuo Ishiguro
Hard Hearted Hannah - Bob Bigelow, Charles Bates, Jack Yellen, Milton Ager
La Saison des Pluies - Elek Bacsik, Serge Gainsbourg
What a Wonderful World - G. Douglas, G.D. Weiss, B. Thiele

Stacey Kent é acompanhada por:

Grahem Harvey - Piano
John Parricelli - Guitarra
Dave Chamberlain - Baixo
Matt Skelton - Bateria e Percussão
Kim Tomlinson - Saxofones tenor, alto e soprano e flauta

Com o reportório escolhido pode dizer-se que Stacey Kent cresceu. Num artigo de Robert G. Kaiser presente no próprio CD pode ler-se: "O que acontece quando um artista já consagrado consegue ultrapassar-se a si próprio? Coloque este disco no seu leitor de CD's e descubra".

Ao contrário do que aconteceu em trabalhos anteriores, em Breakfast on the Morning Train, Stacey Kent não utiliza tanto os temas do "Great American Songbook" e apresenta quatro temas originais concebidos expressamente para a sua voz com letra de Kazuo Ishiguro e música de Jim Tomlinson.

Para além dos quatro temas referidos, fazem parte do álbum três canções interpretadas em francês, das quais se destaca Samba Saravah com música de Baden Poewell e Vinícius de Moraes e letra de P. Barouh que faz parte da banda sonora do filme de 1966 "A Man and a Woman". Stacey Kent brinda-nos assim, com um samba cantado em francês. Aliás, a cantora sempre revelou uma forte inspiração na música brasileira, nomeadamente no samba, bossa nova e MPB (o álbum Brazilian Sketches é disso um exemplo).

Do "Great American Songbook" existem três temas, destacando-se a interpretação de "What a Wonderful World" celebrizada por Louis Armstrong.

Com todos estes condimentos, Breakfast on The Morning Tram constitui um álbum de referência no meio Jazzístico e mostra-nos uma Stacey Kent mais madura e com a qualidade vocal que sempre a caracterizou.

A cantora esteve em Portugal este mês para apresentação do álbum, com concertos no Porto, Lisboa, Ponta Delgada e Alcobaça. Numa pequena entrevista dada a um canal de televisão português, afirma a sua inspiração em temas portugueses e brasileiros e a sua vontade de aprender a língua. Fiquemos então à espera de ouvir o português de Stacey Kent.


Alberto Velez Grilo

Foto: www.fnac.pt

Sem comentários: