terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ella Fitzgerald - Live At Montreux 1969

Lançado pela Eagle Vision em 2005, este DVD retrata a primeira passagem de Ella Fitzgerald pelo Festival de Jazz De Montreux.

Pelo Festival de Jazz de Montreux têm passado, desde a sua fundação em 1967, os maiores nomes do Jazz (e não só, a partir dos anos 70 o festival abriu-se a outros tipos de música, mantendo o Jazz como referência).

Nesta altura já a carreira de Ella Fitzgerald se tinha afirmado dentro e fora do mundo do Jazz.

Neste concerto de 1969, Ella apresenta um reportório que vai desde o Jazz mais puro ou clássico até ao Pop. Diz-se que os críticos estavam um pouco cépticos com o reportório escolhido, mas que o resultado final foi excelente e esta primeira passagem de Ella pelo festival constituiu um marco importante.

Acompanhada por Tommy Flanagan (paino) e por Frank De La Rosa (contrabaixo) e Ed Thigpen (bateria), Ella interpreta os seguentes temas:

Give me That Simple Live
This Girl's in Love With You
I Won't Dance
A Place for Lovers
That Old Black Magic
Useless Landscape
I Love You Madly
Trouble Is a Man
A Man and a Woman
Sunshine of Your Love
Well Alright Okay You Win
Hey Jude
Scat Medley
A House is Not a Home

Controverso para alguns, por não contemplar apenas temas de Jazz, nesta passagem de Ella Fitezgerald pelo Festival de Jazz de Montreux, este DVD é, no entanto, uma referência para todos os que apreciam a voz e arte da cantora dentro e fora do Jazz.


Alberto Velez Grilo

foto: www.fnac.pt


Sem comentários: