terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Rossini - Il Barbiere Di Siviglia / Juan Diego Flórez, Maria Bayo, Pietro Spagnoli, Ruggero Raimondi, Bruno Praticò, Gianluigi Gelmetti, Madrid Opera

A DECCA apresentou em DVD, em Novembro de 2005, uma récita da ópera O Barbeiro de Sevilha (Il Barbiere di Siviglia), realizada no Teatro Real de Madrid.
O Barbeiro de Sevilha, baseado na comédia de Baeumarchais "Le Barbier de Séville", com música de Gioacchino Rossini e libretto de Cesare Sterbini, é uma das ópera deste compositor mais apresentadas nos teatros líricos europeus e americanos.
Estreada em 1816 e incluída no estilo operático denominado de Bel Canto, onde se destacam para além de Rossini, compositores como Bellini e Donizetti, esta ópera cómica (buffa) prima pelos momentos jocosos que geralmente provocam risos na plateia (desiludam-se os que pensam que as óperas representam sempre grandes tragédias).
A trama tem como base o romance atribulado entre Rosina e o Conde de Almaviva. A acção decorre em Sevilha onde Rosina vive em casa do seu tutor, Doutor Bartolo.
O Conde de Almaviva, que viu Rosina em Madrid, chega a Sevilha com intenção de a conquistar. Fica a saber, porém, que o Doutor Bartolo planeia casar com a sua pupila.
Fígaro, o barbeiro, arquitecta um plano para ajudar o Conde a conquistar Rosina. Isto a troco de uma quantia em dinheiro.
Pelo meio aparece ainda Dom Basílio, amigo de Doutor Bartolo que tudo fará para atrapalhar o romance.
Depois de uma série de contratempos, confusões, disfarces e mal-entendidos, vence o amor entre o Conde de Almaviva e Rosina e todos ficam razoavelmente satisfeitos.

Do elenco desta récita fazem parte alguns dos maiores nomes da cena lírica internacional actual:
Conde de Almaviva - Juan Diego Flórez
Bartolo - Bruno Praticò
Rosina - Maria Bayo
Figaro - Pietro Spagnoli
Basílio - Ruggero Raimondi
Maestro - Gianluigi Gelmetti
Encenação - Emilio Sagi

Aplaudido mundialmente pela crítica, Juan Diego Flórez é, sem dúvida, a estrela da récita arrebatando os maiores aplausos. Reconhecido como um dos maiores tenores da actualidade e destacando-se nos papeis de Bel Canto, Floréz triunfa na aria "Cessa di più resistere". Pelo seu grau de dificuldade esta ária é muitas vezes omitida nas récitas do Barbeiro.

A encenação, a cargo de Emilio Sagi prima pela originalidade e por fugir ao tradicional. Leva-nos do preto e branco inicial (cenários e figurinos) a uma explosão de cor no final. Curiosamente esta encenação foi também utilizada no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa nas récitas do Barbeiro ocorridas na temporada lírica de 2005/2006.

Alberto Velez Grilo

Foto: www.amazon.com

12 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns “Ao lado da música”. Confesso que foi uma surpresa feliz deparar-me com esta rubrica na RTP Madeira na passada terça-feira. Parece-me estar concebida de uma forma interessante e cativante, quer para os mais entendidos, quer para os meros curiosos. Os meus cumprimentos ao apresentador Alberto Velez Grilo e os meu apelo para que o programa se perpetue por muito tempo.

Anónimo disse...

Olá,
Pois é, era a ópera o espectaculo dos povo.
Isso era noutros tempos...agora a poucos chega...o espetaculo do povo passou a ser o futebol!
Vejam lá que hoje por causa do futebol nem houve programa!

Bom muitos parabéns, pelo Blog...e pelo programa, pois apesar de não o ver (estou no Continente) sei que será ( já é) um sucesso...sim porque eu acredito nos meus AMIGOS, principalmente neste.
(Tenho de assinar?)

lenca disse...

Parabéns! Pelo blog e pela rubrica na RTP-Madeira. Acho que são óptimas oportunidades para aprendermos um pouco sobre música e até tirar ideias por exemplo para um presente de Natal, já que estamos em quadra natalícia.

Anónimo disse...

Muito parabéns pelo teu blogue e pelo teu programa. Vieste colmatar uma lacuna existente no panorama musical madeirense. Será certamente uma experiência enriquecedora visitar esta tua presença na web e assistir às tuas apresentações no canal da ilha. Desejo-te as maiores felicidades.
Posto isto, agora ensina-me aquela coisa do msn :)

Anónimo disse...

Grande surpresa! :)
Nao te desejo boa sorte porque sei que vai ser um SUCESSO ;)
Como tal, agarra a oportunidade e disfruta bem dela, novas portas se abrem e tu bem mereces!

Ahora me encantaria tenerlo en Castellano... que podrías hacer los posts en dos lenguas, no?

En hora buena! Un saludo ;)

DUMIGO disse...

Parabéns á RTP-Madeira que com programas como este vem colmatar as lacunas culturais existentes na maior parte dos canais em sinal aberto...
Parabéns ao autor do programa pela coragem e audácia na concepção de um programa em torno desta temática e obrigado, por partilhar connosco, os telespectadores da RTP-M, um bocadinho dos seus conhecimentos culturais...

Anónimo disse...

"Grande Beto!"
Muitos Parabéns pelo Blog e pelo programa!
Só tenho pena de não transmitirem o programa no Continente, será para breve, acredito :)

O blogue está muito bem escrito, apesar de não perceber "patavina" de ópera, o que escreves soa bonito (hehe)

Fico muito contente por ti.

És um lutador e já venceste!!!

Alberto Velez Grilo disse...

Obrigado a todos pelos comentários que são um incentivo a continuar.

Não se esqueçam que podem fazer sugestões para obras a apresentar...ou para melhoramentos na rubrica o no Blog.

Na próxima terça, um especial de Natal...

Fiquem atentos. Na RTP M às 19.50, no blog às 21.00...

Anónimo disse...

Dou os meus sinceros parabéns a RTP Madeira por este programa, que deu a oportunidade de demonstrar aos madeirenses que a ópera ainda é ouvida, embora as pessoas pensem que isso já está fora da moda. Dou os meus sinceros parabéns ao apresentador da rubrica por dar a conhecer o que é a ópera no programa como no blog.
Felicito o apresentador Alberto Velez Grilo pela a rubrica e pelo o blog a continuar a falar das musicas ultrapassadas como dissem os jovens. Mas espero que esta fora de moda volte para a moda.
Mais uma vez desejo as maiores felecidades ao apresentador como à RTP Madeira.

Alberto Velez Grilo disse...

Já agora. Para os que ficaram interessados no Barbeiro de Sevilha, aqui vai um link para um pequeno vídeo da ária "Una voce poco fà" interpretada por um grande soprano português: Ana Paula Russo.
http://www.youtube.com/watch?v=fPWZcPNVxJw

Anónimo disse...

Querido Beto, entrei no teu blog por acaso, lindo (o blog e TU) como sempre,fiquei encantada por te ver e por saber do teu programa.Tudo bom para ti, mereces.Voltarei, agora assiduamente. Beijinhos.
Zelia antunes Varela.

Alberto Velez Grilo disse...

Olá Zélia. Obrigado pelo teu comentário. Fico contente por teres descoberto o blogue.
Beijinhos